fbpx

Blog

DESTINO: ALEMANHA

DESTINO: ALEMANHA

Por Juliane Albuquerque, G.A.T.E. Team

Na hora de escolher um lugar no mundo para fazer um curso, seja uma faculdade, um mestrado ou um curso de curta duração, vale colocar a Alemanha entre as possibilidades. Mas por que estudar lá pode ser uma ótima opção? Porque além da educação alemã ser de alta qualidade, a possibilidade de passar uma temporada nesse país que tem uma cultura tão diversa e rica é uma experiência única.
Outro ponto positivo é que estudar na Alemanha é bem mais barato do que se imagina! As universidades públicas alemãs oferecem seus cursos gratuitamente, em alguns casos de mestrado, por exemplo, há apenas uma taxa de cerca de 300 euros por semestre. Muita gente também deve achar complicado estudar no país por causa da língua, mas são vários os cursos são ministrados em inglês. Quer mais motivos? Lá os estrangeiros com visto de estudante podem trabalhar até 20 horas semanais, o que ajuda bastante quem quer ter uma experiência profissional no exterior.
Dependendo do curso que for escolher na Alemanha, existem várias atividades e viagens para fazer no tempo livre e nas férias. Explorar Berlim – que além de ser uma das cidades mais multiculturais da Europa, foi considerada a cidade mais divertida do mundo pelo “Ultimate Fun City Ranking” –, conhecer Freiburg e a Floresta Negra, Munique e sua tradição cervejeira são só algumas das coisas que você poderá fazer no país. Além, claro, de poder viajar pela Europa a partir de lá.
Geralmente, os processos de seleção das universidades alemãs abrem entre dezembro e janeiro e se encerram por volta de março ou abril. Tudo depende da instituição em que você deseja estudar. Isso porque não há um processo unificado de classificação, os requisitos de admissão são definidos por universidade, podendo ser diferente em cada uma, mesmo sendo para a mesma área de estudo. E um detalhe importante: as vagas são bem concorridas!
De maneira geral, para se candidatar a uma vaga de graduação de bacharelado ou mestrado, o estudante brasileiro deve saber quais os requisitos da universidade que vai se candidatar, traduzir toda sua documentação e histórico escolar brasileiro para que as notas sejam equiparadas ao método germânico (que geralmente vai de 1 a 6, sendo que 1 é muito bom e 6 é péssimo). Além claro, de ser avaliado o conhecimento da língua em uma prova. Entre as escolas de maior prestígio e tradição da Alemanha, estão a Technische Universität München, em Munique, que se destaca em Engenharia, Economia e Ciências; a Universität Heidelberg, na cidade de mesmo nome,com bons cursos de Humanas como Direito, Filosofia, Línguas e Ciências Sociais e a Freie Universität Berlin, na capital, que é composta por 17 departamentos, como Biologia, Farmácia, Psicologia, História, Economia, entre outros.

se você tem pouco tempo disponível para um curso longo, vale pesquisar um curso de alemão em escolas de línguas ou nas universidades locais. Independente da escolha, estudar e passar uma temporada alemã é uma chance incrível de estar em contato com a cultura, a história e as inovações desse importante país que se reinventou muitas vezes ao longo dos anos e hoje é uma potência e exemplo para o mundo.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *