fbpx

Blog

Prestígio, qualidade e novidades

Em duas das maiores universidades norte-americanas, a rotina nunca existe. São instituições com uma dinâmica impressionante, o que faz delas umas das melhores do mundo. Atividades inovadoras e instigantes, como fóruns, simpósios e pesquisas acontecem por todos os lados. Estamos falando da Harvard University e da Princeton University.

A primeira é respeitada globalmente, graças à reputação que vem construindo desde 1636, quando foi fundada em Cambridge, próximo a Boston, em Massachusetts. Hoje, a mais antiga universidade dos Estados Unidos conta com onze unidades e, entre seus destaques históricos, se orgulha de ter formado oito presidentes da república. Também foi a alma mater de 150 ganhadores de prêmio Nobel, além de sempre estar entre as tops nos principais rankings mundiais de qualidade em educação.

A Harvard University segue o clássico programa de seleção americano para graduação, mas é possível fazer cursos de extensão sem ter que passar pelo criterioso – e temido – processo. A escola de extensão de Harvard (Harvard Extension School) oferece, ao longo de todo o ano, cursos de curta duração das mais variadas disciplinas, sendo que apenas alguns deles exigem que o aluno apresente o TOEFL.

Há cursos que duram, em média, três meses. Dá para fazer desde cursos de idiomas até de química, além de astronomia, psicologia, administração, marketing e outras áreas. Ao longo desses anos, Harvard já formou mais de 320 mil alunos, e dentre estes, mais de 50 mil estrangeiros, de mais de 200 nacionalidades diferentes.

Já a Princeton University, que fica na cidade de mesmo nome, em New Jersey, é particular e foi criada em 1746. Como a Harvard, ela tem prestígio internacional e seus cursos são superconcorridos, devido à sua excelência em tecnologia. Também tem entre seus ex-alunos presidentes, deputados e governadores americanos e em seu corpo docente já teve nomes do porte de Albert Einstein e John Nash. A universidade está classificada como a melhor em várias áreas, incluindo matemática, física e astronomia, economia, história e filosofia. Princeton oferece diversos certificados em graduação e pós-graduação, além do grau de Ph.D.

Uma novidade em Princeton é a parceria que firmou com a University of Tokyo, no Japão. Neste último mês, foi dado início ao programa “University of Tokyo Day”, celebrada com um encontro na universidade americana entre o presidente da Princeton e um diretor da instituição japonesa. Essa união é no âmbito das pesquisas e parcerias de ensino, o que vai poder permitir um importante intercâmbio de ideias, iniciativas, professores e estudantes. Mas não é somente com a instituição japonesa que Princeton tem parceria, mas também com a Universidade de São Paulo (USP) e a Humboldt, de Berlim. Essa visão internacional dá um olhar ainda mais interessante e atual para secular universidade.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *