fbpx

Blog

TAFE: Os institutos vocacionais da Austrália

TAFE: Os institutos vocacionais da Austrália

Por Team Hotcourses Brasil *

A Austrália tem atraído cada vez mais estudantes brasileiros interessados em fugir de destinos de estudo mais comuns, como Estados Unidos e Reino Unido (principalmente com a alta do dólar e da libra). O país tem institutos bastante famosos entre nativos e estrangeiros que oferecem cursos vocacionais. São os TAFE – Technical and Further Education.

Eles são institutos públicos ou particulares de Educação Continuada e Técnica específicos da Austrália, criados pelo governo para oferecer qualificações aprovadas pelo Australia Qualifications Framework (órgão de certificação de padrões de qualidade da educação no país) de cursos de Treinamento e Educação Vocacional (conhecidos como VET na Austrália, Vocational Education and Training).

As instituições de TAFE são reconhecidas como institutos e faculdades e costumam ter vários campi em diferentes cidades. Os estudantes podem escolher entre uma variedade de qualificações, como Certificados (I, II, III e IV), Diplomas, Diplomas Avançados, Certificados de Pós-Graduação e Diploma de Pós-Graduação.

Por serem institutos vocacionais, os seus cursos não são acadêmicos (apesar de alguns institutos de TAFE terem permissão para ministrar bacharelados). Eles costumam ter uma área de estudo de especialização, mas a grade curricular é mais profissionalizante, com o intuito principal de treinar os estudantes para um trabalho ou carreira específica.

O TAFE é o maior setor educacional e de treinamento da Austrália. Ele oferece aos estudantes a chance de se preparar para o ensino superior e, ao mesmo tempo, ganhar experiência prática e habilidades para adentrar o mercado de trabalho antes de dar início aos estudos acadêmicos. Os seus cursos costumam ser mais curtos e mais baratos do que uma graduação tradicional na Austrália, fazendo com que muitos estudantes estrangeiros também se interessem por esta opção de estudos.

As áreas de estudo mais comuns disponíveis nos institutos TAFE são as de negócios, finanças, hospitalidade, turismo, construção, engenharia, artes visuais, tecnologia da informação e trabalho comunitário.

Um exemplo destes institutos é a TAFE South Australia que recebe 80.000 estudantes anualmente em cursos de Certificado I até associates nas áreas de língua inglesa, tecnologia da informação, marketing, saúde, culinária, turismo, beleza, artes, design gráfico, educação e muito mais.

Na foto, a fachada do Gordon Institute of TAFE, em Geelong, Austrália. 

*Hotcourses Brasil é um portal com dicas que facilitem ao estudante brasileiro encontrar a instituição, escola, faculdade ou universidade internacional na qual desejam estudar.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *