As melhores em tecnologia no mundo
Atualmente, os jovens têm infinitas possibilidades para escolher o que e onde estudar. Uma área que tem se desenvolvido cada vez mais e se tornado atraente pela importância no mercado de trabalho e pelo crescimento de pesquisas acadêmicas são às ligadas ao universo da tecnologia. Quem se interessa por cursos ligados à tecnologia da informação e à ampla gama da engenharia, deve ficar de olho nas melhores universidades do mundo na área.
Confira a seguir quais são as escolas mais bem cotadas do mundo, segundo o último ranking do QS World University Rankings e entenda seus diferencias para poder ir atrás do sonho de estudar em alguma delas.
1. Massachusettes Institute of Tecnology (MIT) – EUA
Em 1861, o geólogo William Barton Rogers não estava contente com o modelo educacional de várias faculdades dos Estados Unidos e decidiu fundar o MIT para formar profissionais tecnologia e engenharia. Graças a sua estrutura, com laboratórios de última geração e seus profissionais de altíssimo nível, o instituto hoje é referência mundial, estando sempre na vanguarda das pesquisas. Além de estar em primeiro lugar nos cursos de Computer Science and Information Systems, Chemical Engineering, Electrical and Electronic, Mechanical & Aeronautical Engineering do World University Rankings, o MIT também é o primeiro colocado pelo Academic Ranking World Universities e pela US News.
2. Carnegie Mellon University – EUA
A Carnegie, que fica na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, abriu em 1967 com a intenção de proporcionar aos seus alunos um sistema de educação baseado na análise de engenharia e matemática aplicada às questões sociais. Hoje, tem mais de 11 mil alunos e quatro mil professores e é uma das escolas mais reconhecidas no mundo, devido aos seus programas centrados em tecnologia. Entre ex-alunos ou ex-professores da Carnegie Mellon encontram-se 18 ganhadores do prêmio Nobel e 9 laureados com o prêmio Turing de computação.
3. Stanford University – EUA
Localizada em Palo Alto, na Califórnia, a Stanford University é considerada uma das melhores escolas da área de tecnologia no mundo. Além das carreiras universitárias, doutorados e mestrados, a escola oferece também outros cursos, como continuação dos estudos, cursos para executivos na área de negócios, cursos de verão e outros programas para crianças e professores da região. Fundada em 1982 pelo professor Leland Stanford, a universidade já formou grandes cabeças que se destacaram no mercado e criaram empresas como Nike, Yahoo e Google.
4. University of Cambridge – Reino Unido
A University of Cambridge, que fica na cidade homônima na Inglaterra, é uma das mais prestigiadas universidades do mundo em várias áreas e também tem uma tradição secular, pois foi fundada em 1209, pelo rei Henrique III. Em tecnologia, atualmente ela ocupa a quarta posição como a melhor escola em Computer Science e Information Systems, mas está na terceira posição do ranking em Mechanical & Aeronautical Engineering, quarta em Electrical and Electronic. O Departamento de Engenharia é o maior da universidade e um dos maiores da Europa. Tem reputação de excelência tanto em pesquisas quanto em ensino.
5. Harvard University – EUA
Considerada uma das melhores universidades do mundo por diversos rankings internacionais, como o Academic Ranking of World Universities e o Global MBA Ranking, do jornal Financial Times, Harvard também se destacas nos cursos de Engenharia e, principalmente, nos cursos de Computer Science e Information Systems, segundo o QS World University Rankings. Localizada em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos, é uma das instituições educacionais mais antigas do país, fundada em 1636. Harvard conta com grandes investimentos no desenvolvimento de novos produtos tecnológicos, como fabricação de reatores e de produtos voltados à indústria. Mesmo com toda tradição, segue olhando para o futuro e atua no desenvolvimento de dispositivos como lasers e robótica, sistemas de arquitetura para computadores e até tecnologias de inteligência artificial.
6. University of California, Berkeley – EUA
A University of California tem dez campus, sendo que Berkeley foi o primeiro a ser fundado, em 1868. Berkeley é uma universidade pública que, ao longo dos anos, foi se firmando como uma escola-referência em tecnologia, fornecendo uma infraestrutura de ponta, além de cursos e professores qualificados a seus alunos. Sessenta e cinco laureados com o Prêmio Nobel foram alunos, professores ou pesquisadores de Berkeley e ela já foi eleita a melhor universidade pública nos Estados Unidos pela revista U.S. News and World Reports.
7. University of Oxford – Reino Unido
Considerada uma das mais antigas universidades do mundo (fundada em 1096!) ainda em atividade, a Oxford fica na cidade de mesmo nome, a uma hora de Londres, na Inglaterra. Presente nas dez primeiras posições de quase todos os rankings de Engenharia da QS World University Rankings e classificada no ranking geral de universidades como a segunda melhor do mundo pelo THE, a Oxford é conhecida por não separar os estudantes em departamentos de cada área. A base do ensino da universidade é o sistema de tutoria, onde os alunos passam uma hora por semana com um professor para discutir o trabalho da semana. Essa interdisciplinaridade e visão global da área permitem que os estudantes de engenharia se formem para atuar nos mais distintos campos, como design de carros, engenharia civil, desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos, fabricação de produtos farmacêuticos, cuidados com a saúde e até engenharia aeroespacial.
8. ETH Zurich (Swiss Federal Institute of Technology) – Suíça
Fundado em 1855, quando ainda se chamava Escola Politécnica Federal Suíça, o Instituto fica em Zurique. A ETH está presente entre as dez melhores universidades do mundo em engenharia pelo ranking do THE e do QS World University Rankings. O Instituto ETH Zurich conta hoje com cerca de 18 mil estudantes de mais de 100 países diferentes, sendo 3,8 mil estudantes de doutorado. Entre ex-alunos, professores e pesquisadores da ETH, 21 deles já receberam prêmios Nobel, reforçando a ótima reputação da universidade.
9. National University of Singapure (NUS) – Singapura
Fundada em 1905 em Kent Ridge, é a mais antiga instituição de ensino superior em Singapura. Na Ásia e no mundo, se destacada pelo curso de engenharia e está entre as dez melhores instituições de ensino do mundo em quase todos os rankings da QS World University Rankings. A National University of Singapore se tornou referência mundial em pesquisas de doutorado em engenharia, inclusive no que diz respeito a engenharia voltada a medicina. A universidade oferece bolsas de estudo de doutorado para alunos com forte potencial de investigação, não importando suas nacionalidades. Lá, os alunos têm acesso a recursos tecnológicos e infraestrutura de ponta. Também há uma parceria da universidade que permite aos alunos realizar intercâmbio em instituições dos Estados Unidos, Reino Unido, Europa, Japão e China.
10. Princeton University – EUA
Esta universidade, que está localizada em Princeton, New Jersey, é particular e foi criada em 1746. É uma das escolas mais prestigiadas em todo o mundo e teve grandes cientistas e matemáticos, tais como Albert Einstein e John Nash em sua equipe de professores. Tem uma série de cursos e programas em sua área de tecnologia, que vão desde a história dos computadores a qualquer coisa relacionada à inteligência artificial. Princeton é também conhecida por suas pesquisas de investigação nesta área, realizadas em seus modernos laboratórios.