fbpx

Blog

Construindo conhecimento com Minecraft

Construindo conhecimento com Minecraft

Apesar de não ter sido criado para uso educacional, o game Minecraft tem ajudado a centenas de professores do ensino médio de diversos países a ensinarem disciplinas como história, matemática, literatura e até biologia. Lançado em 2011 pela empresa sueca Mojang, o jogo em que os usuários criam mundos complexos com blocos de Lego tem sido apontado como um recurso capaz de potencializar a criatividade dos alunos e fixar conceitos importantes.

O Minecraft foi adotado como parte fundamental do currículo em escolas norte-americanas, chinesas, suecas e alemãs. Em uma escola de Nova York, o game é usado para permitir que os alunos aprendam mais sobre sustentabilidade. As aulas de literatura de várias instituições da China ficaram mais instigantes depois que o jogo passou a ser usado pelos estudantes para construir cenários nas aulas de literatura, para que os alunos criem as cidades presentes nos livros clássicos.

Já na Suécia, onde tudo começou, a plataforma é parte integrante do currículo de todas as escolas de ensino fundamental e médio. E aqui no Brasil, os alunos do 9o ano do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, começaram a usar o game neste ano, no projeto Mundos Virtuais, onde os alunos fazem a reconstrução da história da capital paulista e do próprio colégio.

O uso do Minecraft na educação cresceu tanto – já são mais de 40 países utilizando-o nas aulas – que surgiu o MinecraftEDU, projeto que comercializa uma versão especial do game para instituições de ensino com 50% de desconto. Professores de diversas áreas e nacionalidades foram envolvidos no desenvolvimento do game, que já vem trazendo resultados surpreendentes em despertar interesses e melhorar a performance dos estudantes, segundo a Mojang.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *