fbpx

Blog

Entenda o que são os Liberal Arts Colleges

Entenda o que são os Liberal Arts Colleges

Por Tissiane Vicentim, G.A.T.E. Team

Sabe aquelas salas de aula quase do mesmo tamanho que um auditório, com vários alunos e uma lousa enorme para que o professor possa passar todo o conteúdo necessário? Essa é a realidade de diversas universidades, não somente dos filmes, mas está longe do cenário encontrado em um Liberal Arts College. Mas afinal, qual a diferença?

Os Liberal Arts Colleges possuem uma quantidade menor de alunos na sala sendo, portanto, um local propício para incentivar debates e a construção de um pensamento crítico – um dos principais focos dessas instituições. A ideia é que os alunos desenvolvam habilidades como comunicação oral e escrita, pensamento analítico e trabalho em equipe, estando assim melhor preparados para quando entrarem no mercado de trabalho.

Outro ponto em destaque é que dificilmente você encontrará algum aluno de pós-graduação nas salas. As aulas são voltadas para aqueles que ainda não possuem o ensino superior no currículo, mas que estão se preparando para ingressar em um curso universitário.

Como funciona
Quando um aluno entra em um Liberal Arts College, ele tem a liberdade de selecionar as matérias que quer cursar, sem ter que se decidir pelo curso em si. Ou seja, em vez de cursar Engenharia ou Medicina, você pode simplesmente escolher que quer assistir aulas de ciências e matemática e, quem sabe, também colocar teatro no currículo e outras disciplinas que te atraem. Dessa forma, você pode descobrir qual o caminho que te encanta mais e, aí sim, escolher uma profissão para seguir.

Apesar de conter “Arts” no nome, as disciplinas ministradas nesse tipo de college são diversas e podem sequer ter a ver com artes: política, economia, relações públicas e filosofia, só para citar algumas. Os Liberal Colleges atuam basicamente em quatro áreas distintas:
– Humanidades: disciplinas como arte, literatura, linguística, idiomas estrangeiros, ética, religião, música, dança, teatro.
– Ciências sociais: disciplinas como história, geografia, antropologia, leis.
– Ciências naturais: disciplinas como astronomia, astrologia, geologia, arqueologia, biologia, botânica e química.
– Ciências formais: disciplinas como matemática, estatística e lógica.

Como grande parte dos cursos universitários no Brasil, a duração dos estudos em um Liberal Arts College é de quatro anos, em média. No primeiro deles, o aluno deve cursar as chamadas commom cores, ou as disciplinas obrigatórias, como inglês, matemática e história. A partir do segundo ano é possível escolher matérias relacionadas com o que você realmente quer (caso já tenha escolhido uma profissão), ou seguir com aquelas matérias gerais.

O mais bacana de escolas desse tipo é o foco na interdisciplinaridade. Assim, o aluno pode aprender um pouco de tudo e sair da faculdade com uma formação em psicologia, e especialização em dança ou francês, por exemplo.

As escolas
Apesar da origem europeia, os Liberal Arts Colleges são mais populares nos Estados Unidos. Por esse mesmo motivo é mais comum encontrar apenas instituições norte-americanas em rankings de melhores escolas, mas elas existem no mundo todo.

Na Europa, por exemplo, há uma associação que reúne essas instituições, que são conhecidas por lá pela sigla Ecolas (European Colleges of Liberal Arts and Sciences). Você pode verificar as que fazem parte do grupo no site www.ecolas.eu.

Quer conhecer um pouco mais dos Liberal Arts Colleges? Separamos 10 instituições para você conferir:

Williams College (EUA)
Fundado em 1793, o Williams College é um das mais antigos dos Estados Unidos. Para obter o Bachelor of Arts, os alunos precisam cursar ao menos três disciplinas em artes e humanidades, três em ciências sociais, três em ciências e matemática, além de duas disciplinas de intensivo em escrita. A escola também incentiva os alunos a estudarem outras culturas e línguas, como japonês e chinês.

Amherst College (EUA)
A Amherst College foi fundada em 1821, mas começou a admitir mulheres apenas em 1975. A escola oferece 38 especializações para o Bachelor Degree, além de 14 programas de certificação e seminários logo para o primeiro ano.

Swarthmore College (EUA)
A escola existe desde 1864 e oferece mais de 600 cursos. O destaque, no entanto, é do Honors Program, no qual aproximadamente um terço dos alunos se inscrevem – ele tem um foco maior em aprendizado independente e diálogo.

Wellesley College (EUA)
O Wellesley é uma instituição voltada para mulheres e funciona desde 1875. O diploma oferecido é o Baccalaureate (equivalente ao bacharelado) e a escola também oferece um programa que possibilita às alunas estudar no exterior por um semestre ou um ano – elas podem ir para locais como Grécia, América Central, Islândia, entre outros. Há a possibilidade de se inscrever em aulas do MIT.

Smolny College (Rússia)
Localizado na capital São Petersburgo, o Smolny foi fundado em 1999, criada a partir de uma parceria entre o Bard College, dos Estados Unidos, e a Saint Petersburg State University. Por esse motivo também, quem se forma aqui recebe dois Bachelor Diplomas: um da St. Petersburg State University e outro da Bard College.

Tilburg University (Holanda)
Fundada em 1927, a escola tinha como foco inicial os estudos em economia e apenas em 1986 ela se tornou, de fato, universidade. O curso de Liberal Arts and Sciences da Tilburg foi considerado um dos melhores da Holanda. Além disso, a escola também oferece programas de graduação regular, pós-graduação e PhD.

Quest University Canada (Canadá)
Fundado em 2002 pelo ex-presidente da University of British Columbia, a Quest oferece apenas o diploma de Bachelor of Arts and Sciences. O programa é dividido em duas partes: dois anos de Foundation, a base dos estudos de artes e ciências, e dois outros anos do que eles chamam de Concentration Program, onde os alunos recebem orientações e um foco maior nas matérias que mais os atraem.

Campion College (Austrália)
Essa escola é bem recente, estabelecida em 2005. Aqui os alunos podem receber o diploma de Bachelor of Arts in the Liberal Arts em apenas três anos. A instituição aplica as aulas de modo que os estudos sejam selecionados em ordem cronológica: no primeiro ano aprende-se sobre o antigo mundo, no ano seguinte sobre a Idade Média e, por fim, vem a modernidade e pós-modernidade.

Bard College Berlin (Alemanha)
Localizada em Berlim, a escola foi fundada em 1999. As aulas são ministradas em inglês e é possível receber dois tipos de diplomas: Bachelor of Arts in Humanities, the Arts, and Social Thought e o Bachelor of Arts in Economics, Politics, and Social Thought.

Franklin University Switzerland (Suíça)
A escola foi fundada em 1969 e está localizada no cantão italiano da Suíça. A Franklin University também oferece um Academic Travel Program, com o intuito de ajudar os alunos a aprenderem na prática o que presenciam na teoria. O diploma da escola também vale nos Estados Unidos.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *