fbpx

Blog

Arte contra o vazio das gangues londrinas

Há seis anos, Oliver Hemsley, que então era estudante de moda na Central Saint Martins, foi atacado por um grupo de adolescentes em Shoreditch, na periferia de Londres.  Não houve uma briga e nem qualquer outro motivo aparente para o ataque. Oliver sobreviveu depois de um tempo em coma e permanece até hoje em cadeira de rodas. Em vez de exigir uma pena de prisão mais longa para seu agressor, ou culpar os jovens ou a sociedade londrina pelo ocorrido, Oliver, em companhia de sua melhor amiga, Katy Dawe procurou entender o porquê daquilo. E juntos eles perceberam que poucas pessoas queriam dar uma segunda chance a esses adolescentes.

Foi a partir daí que surgiu a ideia de criar uma organização que ajudasse outros jovens a fugirem da marginalidade e dar a eles novas oportunidades de vida. A Art Against Knives (AAK), como a dupla batizou o projeto, buscou parcerias com instituições como ONGs, escolas e até mesmo a polícia local para sensibilizar a comunidade e ajudar a incentivar a interação positiva entre ela e esses adolescentes.

Em 2013, 500 meninos e meninas foram incentivados a investir em sua criatividade por meio de formação em artes e acesso a empregos na área. Muitos deles frequentaram as oficinas da AAK e hoje expõe seus trabalhos na Galeria AAK, que comercializa trabalhos destes jovens artistas e de nomes consagrados, como Banksy. Todos os valores arrecadados são reaplicados nos cursos e na manutenção do propósito de Oliver e Katy.

Saiba mais e confira alguma das obras em: http://www.artagainstknives.com/

(Crédito da imagem: Metro Imaging)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *