fbpx

Blog

Sem salas de aula, mas cheia de estímulo

Uma escola sem provas e notas, na qual cada criança é tratada como um indivíduo e estimulada a desenvolver seus próprios talentos, num ambiente internacional e multicultural. Em linhas gerais, este é o retrato da Vittra, uma rede de escolas suecas que vem ganhando destaque no mundo educacional por oferecer um tipo de aprendizado inovador.

A filosofia da escola é baseada em seis pilares, que valorizam a individualidade de cada aluno. Encontrar a melhor forma de abordagem de ensino, o estímulo às brincadeiras e ao aprendizado conjuntos e ter na experiência uma ferramenta de estudo são alguns dos pontos que determinam a forma com que as crianças apreendem o mundo.

A estrutura física das escolas e das aulas também respeita essa ideia. Uma de suas unidades mais novas, a Telefonplan, que fica na cidade sueca de mesmo nome, não tem paredes nem divisórias. Alunos podem se dedicar a projetos de artes, ciências e outras disciplinas em qualquer ambiente, sozinhos, na companhia de outros colegas ou orientado por um professor. Há também móveis “orgânico-conversacionais” em que os alunos podem interagir uns com os outros e fazer seus trabalhos. Uma forma revolucionária de promover a aprendizagem e a sociabilidade que gera uma questão: estamos preparados para mudanças tão grandes no paradigma educacional? O futuro dirá.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *