fbpx

Blog

Corte sua torta de prioridades

A maioria dos jovens líderes que eu conheço gasta muito do tempo dela tentando ajudar a todos. Eles assumem muitos compromissos ao mesmo tempo, não aprenderam o significado da palavra “não” e, por sua vez, sempre colocam as necessidades dos outros antes das suas. O que acaba por acontecer são duas coisas: 1) seus seguidores não veem nenhum progresso neles, até que os abandonam, e 2) o líder fica esgotado, abatido mesmo, e acaba por se convencer que não é talhado para estar à frente.

Quando eu era um líder estudantil era assim que eu me via. Eu estava supercomprometido, nunca dizia “não”, raramente dormia, ganhei peso e meus resultados acadêmicos sofreram. Eu queria fazer tudo por todos. Como professor-assistente, estava disponível para todos os meus alunos o tempo todo e pronto para falar com eles sobre o que quisessem, quando e durante o tempo que eles precisassem. Minha própria agenda não importava, e o que o meu corpo estava me dizendo, menos ainda.

Minha supervisora, Michelle, me puxou de lado depois que esse padrão repetiu-se um grande número de vezes. Ela me disse para olhar para a minha vida como se fosse uma torta. “Corte sua torta de forma que cada fatia represente uma porcentagem exata de quanto tempo que você dedica a diferentes aspectos de sua vida semanal. Inclua aí o sono, os estudos, o tempo compartilhado com o seu parceiro, a vida social, o tempo na academia, cada um dos grupos nos quais você está envolvido, as aulas, e sendo um professor-assistente”, ela me disse. Nem preciso dizer que eu tinha vários pequenos pedaços. Depois de ver minha torta, ela então me fez uma pergunta: é justo para você e para os outros que cada um desses compromissos receba apenas esta pequena porcentagem de seu tempo e energia?

Se você é grande e sexy como eu, sabe que os melhores pedaços de torta são as grandes. Eles são aqueles que começamos com mais animação e, apesar de exigir mais vontade para terminar, você nem se dá conta disso, porque você realmente ama a torta! O mesmo deve acontecer quanto às suas obrigações mais urgentes no campus.

Se você tem um título em cada organização da qual você faz parte, isso é uma bandeira vermelha. Se o seu parceiro diz que não se sente sendo sua prioridade, é outra. Se a sua saúde e suas pesquisas acadêmicas se tornaram secundários, isso é um problema. Comece cortando a sua “Torta de Prioridades” em fatias maiores, para que você possa ganhar mais energia mental e física para se concentrar nas coisas que te apaixonam e nas mais importantes como saúde, família e vida acadêmica.

James T. Robilotta cresceu em Sayville, Nova York, e se formou em biologia na University of North Carolina Wilmington (UNCW).  É professional life coach e ajuda pessoas a seguirem suas paixões, encontrarem equilíbrio em suas vidas e serem melhores líderes.

(Crédito da imagem: “To-Do List”, por Jayel Aheram. A foto original foi recortada antes de ser publicada nesse blog)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *