fbpx

Blog

Luzes, câmeras, crianças e ação!

Fazer cinema é coisa de adulto, certo? Errado! Em seu site, a New York Film Academy ensina os pais a ajudarem seus filhos a fazerem seu primeiro projeto cinematográfico, de forma lúdica e simples. Confira como no texto a seguir.

Compartilhar qualquer passatempo criativo com as crianças é sempre bom para todas as partes envolvidas, e fazer filmes juntos não é exceção. É uma atividade que não é só boa para a auto-confiança, mas também é uma forma bem divertida de fazer com que as crianças possam olhar o mundo de forma diferente e usar sua própria criatividade.

Existem vários summer camps dedicados a ensinar a arte do cinema a crianças e adolescentes, mas isso não significa que você não pode começar a sua jornada de cinema em sua própria casa. Ao contrário do que todo mundo pensa, não é necessário uma grande quantidade de equipamentos ou conhecimento técnico para começar. Veja como conseguir ótimos resultados sem precisar gastar uma fortuna.


1. O que filmar?

Em uma palavra: nada!

Você provavelmente não vai precisar escrever um roteiro completo para o curta-metragem com as crianças, mas mapear algumas cenas-chave pode ajudar a trazer um nível mínimo de estrutura para o projeto.

A melhor forma é usar imagens – um story board simples – e envolver as crianças.  Ajude-os durante o processo, perguntando a eles sobre o que querem dizer no começo, no meio e no fim. Em seguida, leve-os a desenhar os momentos-chave como eles imaginam que vão aparecer no filme. Isso irá manter as coisas menos caóticas e também ajudá-lo a planejar os adereços que vai precisar.

Dica: Papelão é super útil! Aproveite as caixas que você tem em casa e invista em tinta para fazer cartazes. Pronto,  você terá tudo o que precisa para a criação de uma cena!

2. Câmera

Não há necessidade de sair correndo para comprar uma câmera profissional caríssima. Na verdade, você provavelmente não vai precisar comprar nada. Para os objetivos que você tem agora, a maioria das câmeras de celulares dão conta do recado.


Dica: Certifique-se de que você tem um case de celular robusto e que é forte o suficiente para proteger o aparelho, caso aconteça alguma queda durante as filmagens. Um protetor de tela para evitar arranhões também pode ser uma boa ideia.

Outra peça útil do kit para filmar com um celular é um pequeno tripé flexível. Este tipo de equipamento é ideal para se fazer tomadas fixas de todos os tipos de ângulos, já que as pernas deles podem ser enroladas em torno de galhos de árvores, cantos de mesas e cadeiras etc.

Como você pode imaginar, não é fácil conseguir uma imagem estável quando quem está filmando é uma criança hiperativa de 10 anos!

3. Edição

A edição pode ser, tecnicamente, a parte mais difícil do projeto, mas se você fará um curta de cerca de cinco minutos (divididos em alguns clipes diferentes), seu projeto ficará pronto rapidamente.

Para isso, você vai precisar de um software de edição. Aqui estão os mais simples e fáceis de serem usados pelas crianças:

Windows Movie Maker – muito fácil de se familiarizar com ele! Simplesmente arraste seus clipes na linha do tempo e junte-os para compor as cenas.

Avidemux – Também baseado no Windows e semelhante ao Movie Maker, mas com alguns filtros extras e efeitos especiais que podem ser adicionados a clipes ou a um filme completo.

WeVideo – Funciona com PCs e Macs, mas a diferença é que ele utiliza a nuvem (tudo fica  hospedado online em vez de no seu computador).

Todos os programas acima são muito fáceis de se conseguir e, melhor de tudo, são todos totalmente gratuitos!

Dica:  Junte a família para assistir a uma sessão especial do filme de seus filhos! Subi-lo no YouTube também é fácil. Depois de feito isso, verifique se o vídeo está definido para “Não Listado”, o que significa que somente aqueles com quem você compartilhar o link pode vê-lo.

Lembre-se: É o projeto deles!
Para tirar o melhor partido da experiência de fazer um filme, deixe que seu filho e os amigos tomem todas as decisões sobre a história que querem contar e como vão contá-la. Dê uma mão para ajudá-los a se familiarizar com os aspectos tecnológicos da filmagens e da edição e, claro, para se certificar de que eles estão seguros. Caso contrário, deixe-os exercitar sua imaginação ao máximo. Você poderá se surpreender com os resultados!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *