fbpx

Blog

Práticas educacionais que possibilitam novas oportunidades

A criação de projetos educacionais está cada vez mais frequente em uma sociedade que preza pela transformação da educação. Com base nisso, a ONG Redes Pares criou um mapa coletivo que pontua 360 experiências de educação alternativa, o Reevo. Práticas premiadas, porém pouco divulgadas ganham destaque na plataforma, que visa mostrar experiências de educação formal e não-formal, ensino superior e eventos relacionados à educação.

O Reevo é uma plataforma colaborativa, ou seja, conta com informações em diferentes línguas, além de uma ficha de descrição, origens, contexto, instalações e nível escolar que as propostas atendem. “O objetivo da ONG, da qual Reevo é o primeiro projeto, é reunir comunidades e coletivos de pessoas com interesses comuns e trabalhar em rede para construir conhecimento e formas de ação coletiva”, explicou o cineasta argentino German Doin, 26, líder do projeto.

Uma das iniciativas exibidas no mapa encontra-se em San Juan Sacatepéquez, na Guatemala. A escola rural Lo de Mejía II, premiada nacionalmente, transformou sua sala de aula em museu, incentivando seus alunos a aprender através da experimentação. Pedras preciosas, antiguidades, moedas antigas e até mesmo réplicas do sistema solar, são usados para aguçar a curiosidade de crianças que dificilmente teriam acesso a esses objetos convivendo diariamente em uma sala de aula padrão.

Uma das vertentes do projeto é dar visibilidade a experiências inovadoras que podem influenciar as políticas públicas e principalmente os estudantes envolvidos, garantindo um aprendizado concreto através da experiência.

Veja mais em: http://map.reevo.org/

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *