fbpx

Blog

Exames de proficiência em língua estrangeira: conheça os principais

Exames de proficiência em língua estrangeira: conheça os principais

Por Tissiane Vicentin – G.A.T.E. Team

O sonho de realizar a graduação no exterior está próximo. Você estudou, selecionou cuidadosamente as escolas que possuem as disciplinas mais interessantes e, finalmente, chegou a hora do application. Além de considerar o desempenho acadêmico no Ensino Médio, a pontuação no SAT ou ACT (no caso de escolas americanas) e até mesmo atividades extracurriculares e background pessoal do candidato, uma das exigências pedidas para os interessados é a fluência no idioma do país.

Seja para os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Espanha, ou qualquer outro local escolhido, você terá que comprovar que está apto e, para isso, é necessário apresentar um certificado de proficiência na língua que ateste seus conhecimentos. Saiba mais sobre esses exames aceitos pelas principais universidades no mundo.

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)
O que é: atesta a proficiência do candidato com relação ao idioma inglês em quatro diferentes pilares: listening, reading, writing e speaking. Não há como ser “reprovado” no teste, porque a pontuação emitida apenas comprova o nível de domínio do idioma do candidato. Por isso é bom se atentar para a pontuação mínima exigida pela universidade – mesmo com o certificado em mãos, pode ser que a sua nota não seja suficiente para o curso escolhido. Desde 2005, o TOEFL oferece uma versão online, o TOEFL iBT. Vale lembrar também que a validade do certificado é de dois anos.
Quem aceita: universidades de países de língua inglesa, como Estados Unidos e Reino Unido.

IELTS (International English Language Testing System)
O que é: da mesma forma que o TOEFL, o IELTS também comprova o nível de proficiência de não-nativos para o idioma inglês e não há como reprovar no teste. O exame é oferecido em duas versões diferentes: a Academic e a General Training Version. A primeira, como o nome sugere, é para os que querem aplicar para uma universidade ou instituições de ensino superior, especificamente. Já a segunda versão é para aqueles que querem realizar algum tipo de curso em um país de língua inglesa, que não a graduação, trabalhar e até mesmo em casos de imigração. A validade do certificado também é de dois anos.
Quem aceita: grande parte das universidades do Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, África do Sul e Estados Unidos. É exigência para quem quer imigrar para a Austrália e para a Nova Zelândia, também sendo aceito pela imigração canadense.

DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera)
O que é: certificado oficial emitido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha e comprova o nível de proficiência do idioma espanhol. Para qualquer um dos níveis que o candidato domina é emitido um certificado, que segue o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – o CECR. Ou seja, o aluno pode receber uma pontuação referente aos 6 níves, sendo o A1 e A2 os mais básicos, B1 e B2 intermediário para o avançado, e o C1 e C2 quando é atestada a fluência do aluno. São avaliados os conhecimentos dos candidatos com relação à compreensão oral e escrita, e produção oral e escrita. O diploma não tem validade e é reconhecido pelo Ministério da Educação e Ciência da Espanha.
Quem aceita: universidades ou instituições de nível superior na Espanha ou países hispano-americanos.

DELF (Diplôme d’études en langue française) e DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française)
O que é: são diplomas oficiais do Ministério da Educação e das Relações Exteriores da França, que atestam o nível de domínio que o candidato tem com relação ao idioma francês. O resultado do exame também é baseado no CECR. Esse diploma serve para quem quer estudar e trabalhar em um país francófono, além de ser aceito pela imigração. A diferença entre o DELF e o DALF é que o primeiro abrange as classificações A1, A2, B1 e B2; e o segundo é referente às classificações C1 e C2.
Quem aceita: países de língua francesa, como França e Canadá – no caso de Montréal e Quebéc, por exemplo.

CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera)
O que é: é uma certificação emitida pela Universidade para Estrangeiros de Siena e serve para atestar o domínio do aluno com relação ao idioma italiano, sendo internacionalmente reconhecida e autorizada pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália. A pontuação dos testes também tem como base o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, embora os níveis contemplem apenas as classificações mais avançadas. Dessa forma, os certificados emitidos são: CILS Uno, equivalente ao nível B1; CILS Due (B2), CILS Tre (C1) e CILS Quattro (C2). Saiba mais no site oficial: cils.unistrasi.it.
Quem aceita: universidades ou instituições de nível superior na Itália.

Test DaF (Test Deutsch als Fremdsprache)
O que é: exame para atestar o domínio da língua alemã, também tendo como base o CECR e englobando os níveis B2 a C1. Há também a versão online do teste, a onDAF (online-Einstufungstest Deutsch als Fremdsprache). Para saber mais acesse o site: www.testdaf.de.
Quem aceita: universidades ou instituições de nível superior na Alemanha, também sendo internacionalmente aceito para inscrição em projetos científicos e profissões acadêmicas.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *